Soluções Informatica

a sua apresentação na internet | Sites personalizados



Criação /Desenvolvimento de Web SitesDICAS PARA COMPRAR UM NOTEBOOK

 

O computador é uma ferramenta essencial por já estar presente em nosso trabalho, vida particular e estudos. E quem vive viajando e andando de um lado para outro, sempre optam por um notebook, afinal, o equipamento dá mobilidade, ocupa pouco espaço físico e pode ser guardado facilmente.


A cada momento, mais e mais modelos de notebooks estão sendo lançados no mercado, cada um com configurações, desempenho e preço diferenciados. Mas você sabe o que deve analisar na hora de comprar um notebook? Aqui vão algumas dicas para você conseguir comprar um bom notebook:

O que você precisa de um notebook? Para que irá usá-lo?


Estas perguntas definem o tipo de notebook que você deverá comprar. Sua intenção é utilizar o equipamento para trabalhar com textos, planilhas e internet? Então não faz sentido pagar mais por um notebook top de linha, que terá mais funcionalidades do que você irá utilizar.


Se você gosta de baixar músicas, já precisará de um notebook melhor, com mais HD (parte do computador onde são armazenados os dados, onde as informações não são perdidas quando o computador é desligado).


Você irá precisar utilizar programas pesados como, por exemplo, o de edição de vídeos? Aí o fundamental é ter uma boa memória RAM (fundamental para o bom funcionamento do computador, já que é responsável por gerenciar as tarefas que você executa com ele ligado).


Outra preocupação importante é a frequência com que você vai usar o equipamento fora de casa ou do escritório. Se você fica muito tempo fora de casa, por exemplo, é interessante pensar em um notebook que substitua o desktop nas longas paradas em hotéis e nos aeroportos. Isso exige máquinas mais potentes com configurações melhores, e tudo isto sem esquecer o peso e o preço que o portátil terá.


Após ter definido todas as funções que o notebook precisará executar, podemos partir para os outros tópicos.


Assistência Técnica e Garantia


Uma assistência gratuita e uma longa garantia são ótimas pedidas. Exija nota fiscal do equipamento e veja a quantidade de lojas autorizadas para assistência técnica e se existem perto da sua região, pesquise se a marca oferece suporte e tente conseguir um longo prazo de garantia (um ano no mínimo). Verifique também se o sistema operacional é original. Comprar um notebook no exterior dificulta a manutenção dele no Brasil, independentemente da marca ter assistência aqui. Certifique-se disso antes de qualquer decisão de compra.


Tela


Este tópico divide-se em três pontos principais: tipo, tamanho e resolução.


A primeira coisa a ser analisada é o tipo de tela. A maioria dos notebooks vem com tela LCD, enquanto os mais novos já contam com telas LED. A diferença resume-se em qualidade da imagem. Telas de LCD possuem uma luz traseira (backlight) de cor branca, que resulta em uma taxa de contraste menor comparadas com as telas LED, e um consumo de bateria maior. Telas LED utilizam uma iluminação independente (série de pequenas lâmpadas) que deixa a tela com mais brilho e cores mais vivas e, portanto, consomem menos.


Em questão do tamanho, é óbvio que quanto maior a tela (display), melhor a visualização e em contrapartida o maior o tamanho do notebook e, em geral, também o consumo de energia. Por essa razão, a escolha do tamanho da tela deve estar de acordo com suas necessidades.


Se você é alguém que está sempre em movimento e quer um laptop por causa de sua mobilidade, é aconselhada uma tela menor. Assim você pode colocá-lo facilmente em uma mochila ou bolsa e ir para qualquer lugar sem sofrer com o peso. Telas de 13 ou 14 polegadas estão de bom tamanho.


Já se você quer um notebook para utilizar em casa para economizar espaço, uma tela grande é recomendável - para isso, você pode usar notebooks com tela de 15 ou mesmo 17 polegadas, por exemplo. Você também pode optar por notebooks com telas widescreen (que são cada vez mais comuns). Estas são mais largas horizontalmente e podem ser úteis em diversas aplicações, com nas visualizações de filmes ou de planilhas.


Uma solução intermediária neste caso é comprar um notebook com tela pequena, mas conectá-lo a um monitor externo quando for usá-lo na sua mesa ? assim você não abre mão da mobilidade, e nem da tela grande na sua mesa de trabalho.


A resolução da tela para notebooks comuns, mesmo se forem ultraportáteis, a resolução de 1024 x 768 é o mínimo, perfeitamente aceitável para uso em aplicações comuns, como navegação, e-mail e edição de documentos. Resoluções maiores, como 1280 x 800, já são relativamente comuns em notebooks voltados para jogos ou multimídia ? até mesmo em modelos mais baratos. Mas qualquer que seja o tamanho da tela LCD, ela deve ter uma resolução nativa (real) de, no mínimo, 1024 x 768 pixels (padrão XGA). Não aceite nada menor do que isso.


Teclado e dispositivo para cursor


Teclado ? Esse é um detalhe que muita gente não considera na hora de escolher um notebook, o que muitos não prestam atenção é que um teclado e mouse de notebook têm algumas diferenças se comparados com os periféricos de um desktop. Na maioria dos casos, o espaço entre as teclas é bem reduzido, o que as deixa bem perto e pode causar um desconforto até a adaptação. Muitos equipamentos vendidos no mercado brasileiro vêm com um teclado internacional, que traz alguns inconvenientes, como a ausência da letra “Ç”. Prefira os teclados brasileiros, chamados ABNT2, e evite os teclados “econômicos” que possuem as funcionalidades reduzidas.


Já na questão do mouse, No passado, o usuário não podia escolher entre um dispositivo Pointing Stick e um Touchpad. Mas, nos dias de hoje, vários fabricantes como HP, Dell e até a Lenovo oferecem ambas as opções nos seus portáteis mais sofisticados. analise as funções do touchpad. O touchpad é um tipo de dispositivo onde o usuário movimenta o cursor na tela passando seus dedos em um pequeno painel sensível a toques. O touchpad geralmente é possui botões de ativação (assim como o direito e esquerdo do mouse) ou tudo é controlado através do espaço sensível. Outra opção é oPointing Stick, um pequeno botão que fica entre as teclas do notebook e que possui uma flexibilidade que permite a movimentação do cursor de acordo com a pressão que o usuário aplica por meio de seu dedo (este tipo é mais difícil de ser encontrado). A escolha do melhor dispositivo é complicada, pois se trata essencialmente de uma questão de afinidade. Assim, é melhor testar cada opção antes de efetuar a compra do notebook. E lembre-se de que é possível adicionar um teclado ou um mouse tradicional a partir de entradas USB se você achar conveniente.


Drive ótico


Apesar da popularização de pendrives e cartões de memória, ainda vale a pena um laptop com leitor/gravador de CD/DVD, pois muitos softwares têm sua instalação a partir deste dispositivo. Alguns equipamentos têm a tecnologia Lightscribe, que permite imprimir um rótulo no próprio corpo do CD/DVD, sem usar adesivos (somente a mídia especializada). Um drive Blu-Ray também pode ser uma boa idéia se você pretende comprar ou assistir DVDs com esse formato.


Capacidade


A capacidade do seu notebook vai variar de acordo com as configurações de quatro componentes essenciais: processador, memória RAM, disco rígido (HD) e bateria.



PROCESSADOR:


Processadores da AMD e Intel

Quanto ao processador, na maioria das vezes não é necessário escolher o mais poderoso, mas também não é recomendável escolher um modelo já bastante ultrapassado. Muita gente se impressiona com o valor absoluto que é estampado e não analisa a estrutura por completo.


Para saber se o processador é capaz de suprir suas necessidades, verifique sua velocidade de processamento. Muitos notebooks já vêm com processadores de mais de um núcleo. Explicando de forma simples: quanto maior a quantidade de núcleos, melhor e mais caro.


Para quem não necessitará de muita potência, os modelos mais básicos da linha de dois núcleos (dual core) são suficiente. Agora se for preciso um que suporte programas pesados como de edição de vídeo, os mais potentes da linha de dois núcleos pode ser o suficiente. Caso o usuário realize muitos trabalhos e ao mesmo tempo, a Intel lançou o modelo Core i7, uma das mais potentes, roda vários programas pesados, simultaneamente, sem problemas. Mas para a maioria dos usuários é muita capacidade para poucos recursos usados.


Decidindo sua necessidade, é só comparar a capacidade de poupar energia de cada um e os valores. Lembre-se que o processador é um investimento, se bem escolhido, você não precisará fazer um upgrade em sua máquina tão cedo.


MEMÓRIA RAM


Pentes de Memória RAM

A disponibilidade de memória costuma ser o principal fator de desempenho quando o usuário mantém mais de um programa aberto ao mesmo tempo. E a regra de sempre também vale: ?quanto mais, melhor?, pois quanto maior ela for, maior é sua capacidade de processar diversas informações simultaneamente e mais rápido as tarefas serão executadas.



DISCO RÍGIDO (HD)


Disco Rígido - HD

Os HDs para notebooks são fisicamente menores do que os modelos usados em PCs. Essa característica faz com que esses dispositivos sejam, geralmente, um pouco mais caros. Por isso, a escolha de um HD de acordo com sua necessidade. É uma questão de lógica: se você pretende salvar e guardar arquivos, não é interessante um HD com baixa capacidade. No entanto, notebooks não são considerados estações de trabalho para armazenamento e discos rígidos com alta capacidade para laptops são muito caros, só considere esta possibilidade se realmente tiver necessidade. Detalhe importante: atente para a freqüência de um HD, quanto maior ela for mais rápido o disco trabalha, porém mais energia ele consome. Pense também na viabilidade de adquirir um notebook com capacidade razoável (500GB a 2TB) .

Para quem busca desempenho e, ao mesmo tempo, economia de energia, unidades de armazenamento SSD são uma boa opção, embora mais caras.


BATERIA


Bateria de notebook

A grande vantagem em se adquirir um notebook é sua mobilidade. Para poder levá-lo para qualquer lugar com tranqüilidade, sem ter que ficar se preocupando com a proximidade de uma tomada, é necessário que a bateria dure tempo o suficiente para você realizar suas tarefas. Logo, quanto maior for a duração da bateria de um modelo, melhor.


A primeira coisa a ser analisada é o tipo de bateria, atualmente é recomendável o uso de baterias do tipo íons de lítio (li-ion) ao invés das feitas de íons de níquel. As baterias li-ion costumam ter carga mais duradoura, sua vida útil é maior, não acrescentam custo considerável ao notebook e também não ?viciam? como as de níquel. Os laptops da Apple já utilizam a bateria de lítio-polimero, que carregam mais rápido.


Um detalhe importante: se você precisa usar seu notebook pela bateria constantemente, é recomendável adquirir um modelo de um fabricante que oferece baterias vendidas separadamente para sempre ter uma de reserva. Considere também n hora da compra a quantidade de células existentes, que variam entre 3 e 9. Na prática, quanto mais células, maior a capacidade da bateria.



Portas e Conectividade


Portas e conexões de um notebook

Essa é uma das questões que muitos usuários acabam esquecendo ou não dando o valor necessário. Em qualquer computador é essencial ter portas USB. Em notebooks, o mínimo necessário são duas portas (para conectar impressoras, câmeras digitais, MP3-players, mouses, etc), mas o ideal são três, porque a maioria das vezes uma entrada fica ocupada com mouse. Conectores para microfones e fones de ouvido, também não devem ser dispensados.


Alguns modelos de notebook oferecem portas FireWire (IEEE 1394) e leitor de cartões Flash. O FireWire é pouco usado, por isso, é importante tê-lo apenas se você utiliza alguma aplicação que faz uso dessa porta. Há também notebooks que contam com uma porta infravermelho para comunicação com outros dispositivos, porém esse recurso tende a não ser mais usado, já que há alternativas melhores, como as conexões Bluetooth. Também é essencial contar com Wi Fi, afinal, é cada vez mais comum encontrar redes sem fio disponíveis em lugares públicos, porém considere uma entrada de rede (uma vez que WiFi são instáveis e nem sempre disponíveis). Felizmente, praticamente todos os notebooks atuais oferecem essa tecnologia. A tendência é que a nova geração de laptops já venha também com tecnologia 3G, mas enquanto isso não vira padrão do mercado, não se preocupe.


Embora não essencial, também vale a pena contar com uma porta HDMI. Ela permite, por exemplo, exibir imagens de alta definição do notebook para um televisor LCD ou para um projetor. Ou pode-se optar pela versão mais barata: o conector VGA, que também conecta a estes eletrônicos, só que não em alta definição.

Placa e Memória de vídeo e Chip Gráfico


Enquanto você apenas baixa e-mails, atualiza planilhas e escreve textos, a memória de vídeo é um item secundário. A partir do momento que você vai mexer com imagens, aplicativos 3D, games de última geração ou assistir filmes, é recomendável escolher um notebook com um bom chip gráfico. Neste caso verifique se a memória da placa de vídeo (VRAM) é exclusiva - UMA (Universal Memory Architecture) - ou se é compartilhada da memória RAM principal - SMA (Shared Memory Architecture). Se escolher uma compartilhada, que seja em um notebook com pelo menos 2 GB de memória RAM. Se optar por aparelhos com VRAM exclusiva, é recomendável que esta tenha ao menos 64 MB de capacidade. Sempre que possível, opte com notebooks com memória dedicada (placa offboard).


Sistema Operacional


É inegável que o Windows é o mais popular entre os sistemas operacionais. Por conta disso, muitos usuários já são familiarizados com ele e demoram a se adaptar a outras plataformas.


Se você quer/precisa de um notebook com o Windows, é recomendado que você procure por notebooks que já tenham este sistema operacional instalado, assim sai mais barato e é mais prático do que adquirir a versão do sistema (original) depois. Alguns notebooks vêm sem sistema operacional instalado ou com alguma versão do Linux, pois assim tornam os custos mais acessíveis.

Independente do custo, logicamente todos os usuários podem se adaptar a novos sistemas operacionais como Linux e o Mac OS (sistema operacional da Apple). Caso a adaptação não ocorra, não é motivo para se desesperar: é possível repartir o HD para instalação do Windows, por exemplo, ou instalar o novo sistema por completo.


Webcam


Por mais que muita gente considere-as como desnecessárias e nem esteja presente em todos os aparelhos, elas podem ser muito úteis dependendo da situação. Webcam são câmeras que permitem a transmissão de voz e vídeo através da Internet em tempo real e também permitem aplicações como videoconferência ou a criação de um sistema de vigilância doméstica.


Se você é alguém que viaja constantemente e pretende utilizar o notebook para trabalho, a câmera integrada é ideal e para isso. E uma webcam de 1.3 megapixel já é suficiente.


Também é possível comprar uma câmera separadamente e conectá-la através de entradas USB, mas isso limita a movimentação e é pouco prático. Mas se você quer utilizar a webcam apenas para conversas no MSN, a câmera externa pode resolver seus problemas.


Peso


Quem carrega um notebook de um lado para o outro sabe que esse item é importante. E muitos dos critérios já vistos neste artigo influenciam no peso final de um notebook. Uma tela maior é mais pesada, uma bateria extra significa mais peso etc.


E isto vai variar de acordo com a sua necessidade. Se o notebook é para substituir o seu desktop e você só irá movimentá-lo de vez em quando, um de 3 a 4 quilos não irá afetar o seu dia-a-dia. Mas se for necessário a praticidade na hora de carregá-lo, você pode optar por netbooks, notebooks com uma duração de bateria menor ou os que tem uma tecnologia mais avançada, que são bem mais leves e geralmente são mais caros.


SpeedSolutions